::..Reprodução..::


Quem se dedica à procriação do Hamster pode ter em pouco tempo uma pequena explosão populacional em sua criação.
O Sírio está apto a reproduzir com 43 dias (tanto o macho como a fêmea), mas o ideal é acasalá-lo a partir dos dois a três meses de idade, quando o organismo está melhor desenvolvido.
O cruzamento é feito ao anoitecer. Leve a fêmea à gaiola do macho e retire-a, assim que terminarem, para evitar brigas e até morte.

Relação: Macho x Fêmea
Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia.
Cada relação dura em torno 30 min.
Os machos irão ficar lambendo suas genitais durante o ato sexual, o que é extremamente normal.


A fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano em cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes.
As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes (é importante deixar um tempo de 4 em 4 meses para a fêmea produzir).
A gestação demora de 16 a 18 dias.

Ofereça à fêmea uma casinha maior. Para abrigá-la junto à ninhada. Nesse período, ela fará um ninho usando maravalha ou papel picado, para abrigar e aquecer os filhotes. O parto acontece durante a noite e dura poucos minutos.


*****************************
Abaixo um pequeno vídeo da cópula
(com direito a mordidinha no cangote e tudo!!)







**************************************



Mais informações:


GESTAÇÃO E NASCIMENTO
Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade , leite e vegetais para aumentar a taxa de ingestão de proteínas. 
Não se deve pegar a fêmea neste período. Também remova a roda ou qualquer outro objeto que possa machucar a fêmea. 
Cerca de dois dias antes da data esperada para o nascimento, deve-se limpar a gaiola e deixar bastante material disponível para a fêmea construir seu ninho (papel higiênico, por exemplo). Não use jornal, pois a tinta pode ser tóxica. 
Após a limpeza, não se deve mais mexer na gaiola ou incomodar a fêmea.
Normalmente, o nascimento se dá à tardinha, à noite ou de manhã cedo, podendo também ocorrer durante o dia.
A fêmea permanecerá ativa até o momento de dar à luz.
Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz a um único filhote de cada vez.
A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. 
Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. 
Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz.
Depois do nascimento dos filhotes, geralmente haverá sangue na forração. 
Este sangue é proveniente da placenta, e não é preciso ficar preocupado. 
Os filhotes nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. 
Eles já nascem com dentes. 
ão se deve mexer no ninho nem nos filhotes antes de duas semanas, sob o risco de a mãe rejeitar as crias ou mesmo comê-las.
A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 4 a 6 dias e a pelagem começará a crescer. 
Aos 8 ou 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. 
Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. 
Já será possível segurar os filhotes por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.
Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite. 
Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo.
Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados.



Lúcia Helena Salvetti De Cicco

2 comentários:

Anônimo disse...

olá je!
a minha hamster meg, vai ter filhotes, e eu gostaria de saber qual casinha e serragem é mais apropriada para aconchegar os filhotinhos e a mãe.
obrigada.

Je disse...

OLá!! Você pode usar a maravalha, que é uma serragem desidratada. Se não achar, pode usar muito papel higiênico sem perfume. Ela irá colocar o papel todo nas bochechas, mas depois vai tirar picando ele todo. Quanto a casinha, eu não uso. A mãe aconchega os filhotes. Mas atenção: NAO LIMPE A GAIOLA OU CAIXA ONDE A HAMSTER FICA, NEM ENCOSTE NOS FILHOTES POR 15 DIAS. O cheiro não vai ser agradável, mas depois de ganhar os filhotes a hamster precisa de silencio, sem movimentação por perto, senão ela ´pode comer os filhotes. Apenas dê muita água fresca para ela e muita comida, incluindo ração de gato!

 
TOPO
©2007 Jeanne Rayche Por Templates e Acessorios