..::REPRODUÇÃO::..






A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas.
Saber qual topolino é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender.
No macho você deve observar a distância entre os órgãos genitais e o ânus, que são mais longos nos machos, e ,o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos.
Por volta de três semanas pode ser mais fácil observar o sexo entre eles.

Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho!!!

O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade.
O ciclo da fêmea ocorre aproximadamente a cada cinco dias e dura algumas horas.

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias, não é necessário separar o macho da fêmea qdo ela parir, q ele ajuda a cuidar da prole, mas assim q ela parir, entrará no cio em algumas horas e ele irá fecundá-la novamente.
Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho. Normalmente os filhotes nascem à noite.
É importante que você não perturbe a mãe e filhotes nesta fase.
Você também não deve limpar a gaiola ou o terrário pelo menos por uma semana.
Os filhotes não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorá-los.
Filhotes podem ser desmamados entre 25 e 30 dias. Mas antes disso, eles já estarão comendo também. Eles mama e comem. Deve-se deixar a comida e a água no alcance deles. Pode-se oferecer ALPISTE juntamente com a comida, pois é pequeno, fácil para os babys comerem, todos os topos gostam e ajuda a cuidar dos pêlos!!


************************************************


IMPORTANTE

Quando os topolinos estão com filhotes, muitos perguntam sobre a fêmea comer os filhotes.
"Uma das causas de canibalisamo de filhotes é uma alimentação pobre em proteína, por parte das fêmeas. Eles são onívoros, mas precisam de uma porcentagem de proteína animal na dieta, ainda mais no período de amamentação. Corrige-se isso acrescentando à mistura um punhado de ração de cachorro (para filhotes) e/ou gato.
Outros motivos podem ser: estresse, mãe muito jovem (imatura), odor diferente no ninho, ou constante intervenção do dono." Informação de: Isis Caputo.

Deixe sempre bastante alimento e água fresca para seus topolinos.



************************************************

Momento da Cópula:



20 comentários:

Unknown disse...

Faz uma semana que minha Topolina deu cria a 4 filhotes e quero saber se já posso limpar a gaiola e tocar nos filhotes , só para a limpeza da gaiola...Que faço???

Anônimo disse...

Eu tenho um topolino e quero comprar uma femea para ele, mas so quero q tenham cria uma vez .O que eu faço???

Je Cerejja disse...

Loira, desculpa a deora, eu não vi esse comentario. Já passou o tempo pra eu te responder, mas pederia ter limpado sim e pego nos filhotes!!

***********************

"ANONIMO"
Para dar cria só uma vez, depois que a fêmea ganhar os filhotes, vc deve deixaros sempre separados. Se juntar, irao procriar.

Anônimo disse...

SOS, COMO ALIMENTAR FILHOTES DE TOPOLINOS QUE A MAE ACABOU DE MORRER.

Je Cerejja disse...

me manda um email para conversarmos melhor! Estou assustada, acho q vai ser complicado isso. Estarei na net ate meia noite de hoje
mandapraje@yahoo.com.br

Unknown disse...

quero saber quantos filhotes podem nascer de uma ves

odiariodesumpeludo.com disse...

Gostaria de saber com uqnto tempo os filhotes começam a dar pelos?

Meus topolininhos nasceram hj..

Unknown disse...

minha topolino deu cria faz uns 20 dias ja e ela ja esta para dar mais filhotes por esses dias será q devo separar os filhotes de 20 dias dos filhotes q estão para chegar??

Je Cerejja disse...

RAFAEL - Vc deve deixar ela e os filhotes juntos. Só separa o macho, senão, daqui há 20 dias terá mais uma ninhada. Se quiser mais filhotes, não separa ninguem. Deixa todos juntos que não tem problema!!!

Taila Santos disse...

Oi meu Nome é Taila moro no interior de sao paulo godtaria de seber se existem raças de topolinos e gostaria de saber qual raça é o meu
me ajude
orkut:jimysjc@yahoo.com.br
Gratidão

Anônimo disse...

Olá, vc sabe me dizer se há algum problema de irmãos cruzarem? Eu tenho um casal de irmãos com + ou - 3 meses e a fêmea ainda não teve cria, obrigada.

Unknown disse...

PODE CRUZAR IRMÃOS SIM, DESDE QUE NAO FIQUEM MUITAS GERAÇÕES CRUZANDO.

Anônimo disse...

Oi os meus Topolinos vao dar cria mas e se eu quiser so uma vrz para nao lotar de ratinhos aki kopsokpsok
Abraços

Unknown disse...

Se não quiser mais, separa o macho agora, antes de ela ganhar os filhotes para nao cruzarem.

Bruna Amorim disse...

Eu to com uma femea sozinha tem uns 2 meses, e agora quero colocar um macho com ela. Tentei com um macho de uma amiga e ela estranhou, coloquei em ambiente neutro e quando ele chegou perto ela gritou, fiquei com medo de briga e separei. O que devo fazer pra conseguir cruzar ela ?

Anônimo disse...

oi bruna, nao dou a je mas intendo bem de topolinos...
pode ser que a sua nao esteje no cio,
se for isso , ve se voce consegue deixar por uns 5 dias as gaiola uma do lada da outra...
quando ela estiver no cio, o macho vai ficar louco.
voce tem certeza que o macho é macho mesmo?

Unknown disse...

BRUNA - Dar gritinhos é normal. Eles tem que ficar juntos as vezes por uns 3 dias para se acostumarem um com o outro. E antes de juntar, deve lavar MUITO BEM, com detergente, tanto a gaiola/caixa, quanto todos os utensílios que tem na gaiola/caixa. E então juntá-los. Vc vê que é briga quando ficaren de frente um para o outro, ou quando vc vê que eles estao agitados d+, de forma que se embolam no chão.
Quando estão "namorando" um corre atrás do outro, e quando cruzam ela dá gritinhos.

julia disse...

eles dão filhotes o ano inteiro ou ficam inferteis antes disso?

Je Cerejja disse...

JULIA - Eles dão uma parada por uns 2 meses no ano

tyfane disse...

olá je...
quam meconheçe sabe que eu adoro aventuras...
estou louca por topolinos...
se eu tiver um casal, esperar a femea dar cria, pegar os filhotinhos femeas , doar os macho e o pai,vai dar certo???
se vc nao entendeu, no final das contas vou ter so femeas...
o que vc acha???
obrigada

 
TOPO
©2007 Jeanne Rayche Por Templates e Acessorios