::..Adestrar seu Hamster!..::



Os Hamsters são ariscos no início, mas se acostumam facilmente à presença do dono, tanto Sírio como o Chinês, quando ensinado com carinho, paciência e guloseimas para recompensar os acertos é capaz de aprender diversos truques. Com o tempo e algum adestramento, eles até aprendem truques que divertem as pessoas, como, pôr exemplo, dançar sobre duas patas (Vêja este artigo mais abaixo).

A técnica é dar dois comandos simultâneos. Um com a voz, o outro com a mão - um gesto que simbolize cada comando -, bem perto da ponta do nariz do Hamster.
No final de cada execução, dá-se um petisco. Pode ser um alimento cheiroso e diferente do habitual, como um floco de sucrilhos, amendoim, uva passa, um pedacinho de biscoito ou de queijo.
Repete-se a execução até Hamster aprender.
Para constatar, veja se ele faz o truque mesmo sem ganhar petisco.
As aulas duram até 10 minutos, para não haver perda de concentração.
Podem ser dadas até duas vezes por dia, sempre depois das 18 horas, já que à noite o Hamster fica mais ativo.
Para aumentar o interesse dele pelas guloseimas, retire a comida três horas antes da primeira aula do dia e só a reponha depois da última. A maioria dos truques tem duração variável. Treinam-se exigindo um tempo de execução cada vez maior, até atingir o limite máximo desejado. Nesses casos, o petisco é dado no final da execução, mediante um estalo de dedos (ou língua). Começa-se a ensinar um novo truque só depois que o anterior foi aprendido. Cada truque, ou etapa, costuma demorar de 10 a 15 dias para ser aprendido, ou um pouco mais, em alguns casos.
É bom não ficar muito tempo sem praticar um truque para o Hamster não esquecê-lo.


FICAR EM PÉ E DANÇAR
Manipule um petisco até estimular o Hamster a ficar na posição desejada. Repita o comando "em pé" (ou "dança", conforme o que estiver treinando) e o respectivo comando gestual. Ao estalar os dedos (final da execução), dê o petisco.
Segunda etapa: o Hamster executa o truque apenas com o comando gestual.

ATENDER PELO NOME
Chama-se seguidamente o Hamster, repetindo o nome dele e acenando com um petisco (nesse caso não é preciso gesto). Quando ele se aproximar, dê-lhe o petisco

DEITAR
Force o Hamster para baixo, pressionando o meio das costas dele com o dedo, levemente, para não machucá-lo. Dê o comando "deita" e o comando gestual, com a outra mão. Mantenha-o deitado por um pouco com o dedo nas costas ( no começo, em geral, ele se agita). Repita os comandos. Estale os dedos com a mão que fazia o gestual, retire o dedo das costas e dê o petisco.
-Segunda etapa: difere da primeira, apenas por retirar o dedo das costas antes de dar o estalo com a outra mão.
-Terceira etapa: o Hamster deita e fica deitado apenas com o comando gestual.

ANDAR DE PÉ
O Hamster deve saber o comando "em pé". Dê a ordem. Com ele em pé, aproxime um petisco com uma mão, movendo-a na direção que você quer que ele ande. Ao mesmo tempo, faça o gestual com a outra, acompanhando o Hamster (circule o indicador). Diga "anda". Estale os dedos no fim e dê o petisco.
-Segunda etapa: o Hamster vai para a direção desejada sem petisco, apenas com o comando gestual. O petisco só é oferecido depois de estalar os dedos, no final da execução.

Fonte: Amigo Hamster e Familia Pet

3 comentários:

Anônimo disse...

oi suas dicas são otimas mas o meu hamster não obedeçe em nada oq eu fasso ?

Anônimo disse...

obrigado pela dicas mais eu tenho dois ramstes quando eu chamo 1 pelo nome vem os dois oq eu faço

obrigado ana clara

Unknown disse...

Hamster é muito dificil de adestrar. Requer muita, mas muita paciencia mesmo. Se o dono nao tiver paciencia e se nao for persistente, nem adianta tentar. Pq demora tempo para que o ham obedeça!!
Quanto a adestrar 2 ao mesmo tempo, vc deve fazer um de cada vez na sua gaiola.

 
TOPO
©2007 Jeanne Rayche Por Templates e Acessorios