::..Habitação..::


Vários tipos de caixas disponíveis são aceitáveis como alojamento, algumas delas equipadas com rodas, túneis e ninhos. Os hamsters roem plástico, madeira ou metais moles



Ao escolher a gaiola (com fundo de plástico), prefira uma que seja maior, pois hamsters gostam de espaço para poder se movimentar (espaços pequenos demais podem deixar seu hamster agressivo e estressado).
Pode-se também optar por um terrário ou uma caixa plástica (tipo caixa organizadora), mas estes precisam ser grandes e ventilados para acomodar bem o seu hamster.



A rodinha é essencial, o hamster normalmente se exercita a noite e as rodinhas de metal costumam fazer barulho (e atrapalhar o sono, se ele estiver em algum local perto do quarto). Não passe óleo lubrificante, pois o hamster pode lamber. O mais indicado (ainda que errado) é utilizar óleo de cozinha ou azeite nas ferragens que rangem, ou comprar uma de plástico.


• Para limpar a gaiola use sabão neutro e enxágüe bem. Depois, seque com uma toalha limpa e coloque uma nova quantidade de areia de gato ou outro tipo de forragem (no máximo 5 cm);
• Caso tenha uma casinha na gaiola do seu hamster, lembre-se de limpar todo o dia, pois é geralmente onde eles estocam a comida;
• Se não tiver casinha, ele vai usar um canto da gaiola como “depósito” de comida.
Lembre antes de dar a comida nova, remova a comida velha com um papel, pois deixar comida velha acumular na gaiola pode acabar atraindo insetos, como moscas etc;


• Quando for limpar a gaiola do seu hamster, coloque-o dentro de uma bacia ou balde limpo, para que ele não fuja e acabe se machucando.


• Mesmo com pêlos, hamsters são animais que perdem calor facilmente (por isso suas patinhas são geladas), por isso ofereça a ele papel higiênico branco, rolos de papelão ou um pedaço de pano (que não solte fiapos) para seu animalzinho se aquecer. Lembre-se de não dar algodão ao seu hamster, pois ele pode se engasgar;


• Não deixe seu hamster exposto ao sol, pois o calor excessivo pode fazer seu animal ficar desidratado e acabar falecendo. Nos dias mais quentes, deixe seu amiguinho num lugar fresco e com sombra;






Mais informações:
O Hamster em ambiente doméstico deve estar abrigado do frio, calor excessivo e correntes de ar. Sua gaiola deve ter banheiro, espaço para dormir, alimentar-se e exercitar-se.

 A gaiola deve ser forrada com lascas de madeira (cuidados evitando madeiras com resinas e óleos). Folhas de jornal não são recomendadas pela toxidade da tinta. Areias e grãos de "pedra" especiais usados em caixas higiênicas de gatos são largamente utilizadas em "banheiros" das gaiolas de Hamsters, uma vez que desodorizam o ambiente, evitando o cheiro desagradável da urina dos animais.

 Os Hamsters necessitam de "queimar" energia e para isso a gaiola deve ser equipada com rodas, argolas, escadas e pontes para que os animais possam exercitar-se, controlando assim o peso. Tais equipamentos devem ser resistentes e atóxicos.
 O bebedouro deve ser do tipo mamadeira fixos e comedouros pesados de modo a evitar acidentes.
 Deve-se evitar superpopulação das gaiolas, devido ao stress e ferimentos provocado pelas freqüentes brigas. 

Machos agrupados em uma mesma gaiola somente se forem nascidos e crescidos juntos, pois poderão ocorrer brigas fatais, uma vez que possuem instinto de defesa territorial, disputando assim a posse da gaiola. 
Animais crescidos juntos não devem ser separados e depois reagrupados, pois alteram seus odores característicos, podendo haver brigas no reagrupamento. 
Existe no mercado uma variedade de gaiolas e acessórios para hamster. 
As mais comuns são aquelas de plásticos, apreciadas pelas crianças. 
Os hamster acabam escolhendo um canto da gaiola para defecar e urinar. 
Nesse canto pode haver cepilho ou outro material qualquer, que não seja tóxico ou arriscado para a saúde dos animais. Na gaiola de metal as fezes caem pela grade em uma chapa (o mesmo sistema de gaiolas de aves). 
A limpeza é assim facilitada.
Os hamster são suscetíveis às zoonoses de roedores, dentre os quais as enterobactérias, leptospirose, Hymenolepis nana e outras. Contudo, se mantidos em gaiolas e em ambiente limpo e livre de ratos, a possibilidade de transmissão de doenças é reduzida.






Lúcia Helena Salvetti De Cicco
http://www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

 
TOPO
©2007 Jeanne Rayche Por Templates e Acessorios