Doença - Acaríases

Os roedores são comumente afetados por ácaros. 
Normalmente, estes ectoparasitas atuam sobre uma determinada espécie, mas podem também parasitar espécies semelhantes. A maioria dos ácaros vivem sobre a superfície da pele do hospedeiro e alimentam-se de descamações epiteliais e fluidos teciduais.


TRANSMISSÃO

A transmissão de ácaros ocorre por contato direto com os hospedeiros infectados, crosta de descamação ou material de cama contaminado. O Demodex é um habitante assintomático dos folículos pilosos e glândulas sebáceas, e podem ser transmitidos aos neonatos durante o contato prolongado com a mãe.

FATORES PREDISPONENTES
Falha na resposta imune, variações no comportamento de autolimpeza e predisposição da espécie são os fatores principais. Lembrando que a baixa temperatura e a alta umidade favorecem a sobrevivência dos ácaros fora do hospedeiro.

SINTOMAS
Citarei de forma abrangente os sintomas mais freqüentes não estando os sintomas descritos relacionados especificamente a uma determinada doença ou espécie animal.
Acúmulo de secreção serosa e de crostas marrons no pavilhão auricular, áreas sem pêlos, úmidas e hiperêmicas (vermelhas), meneios de cabeça, torcicolo, arranhaduras, escoriações, pêlos arrepiados, ulcerações de pequena ou grande extensão, automutilação, anemia pela perda de sangue, diminuição da fertilidade e eventualmente morte.

 DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Laboratórios especializados com profissionais treinados ou mesmo médicos veterinários autônomos com experiência em laboratório clínico podem identificar o agente.
O tratamento deve ser específico para cada espécie animal e dependente do ácaro em estudo. Receitas caseiras devem ser abolidas pois muitas destas receitas possuem princípios tóxicos, que podem levar o animal à morte. O médico veterinário sempre é a opção segura para instituir o melhor tratamento.
 
IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Cheyletiella parasitivorax pode raramente afetar o homem provocando uma dermatite especialmente em crianças e pode ser um transmissor do vírus da mixomatose dos coelhos o qual não afeta o homem.
Liponissus bacoti pode chegar a picar o homem e ainda pode atuar como vetor na transmissão do tifo murino, da febre Q e peste bubônica.
 
POR ESTES MOTIVOS ACIMA DESCRITOS, SEMPRE SE FAZ NECESSÁRIO UM EXAME CLÍNICO PERIÓDICO NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!

Fonte: http://nat-m.blogspot.com/
Related Posts with Thumbnails Mais fotos e informações=>

Aproximação dos Hamsters Anão Russo


Bom, sabendo quem é macho e quem é fêmea, podemos seguir para a proxima etapa da reprodução.. Aproximar os dois.

O hamster sírio é solitário, não vive em colônias, e provavelmente fora da época de reprodução eles possam se matar se você tentar deixá-los juntos, já os hamsters anões russo são um pouco mais sociáveis, aceitam viver juntos e o macho até ajuda a fêmea a cuidar da ninhada recém-nascida.

Porém a aproximação ideal para o casal é até o 3o mes de vida, após isso eles ficam territorialistas, e se não estão acompanhados, podem não querer mais ninguem na mesma area que a sua.

Se você possui hamsters com menos de 3 meses de idade pode aproximá-los, cuide nos primeiros dias para verificar se não vai haver brigas, dê preferencia por aproximá-los em um local neutro (uma caixa de papelão, um aquario novo, ou a gaiola totalmente limpa). Se houver brigas separe um pouco e depois torne a juntá-los. (Na foto um hamster em uma posição que sinaliza briga: com os braços erguidos pronto para o ataque ou defesa)

No caso de seus hamster já terem mais de 3 meses, pode ser que eles não se aceitem, mas a melhor forma de tentar aproximá-los é em um ambiente neutro, com uma divisória de tela no meio, coloque um de cada lado e cuide pra ver se nao há brigas. Esse processo leva mais tempo, e a cada um dia você inverte os lugares deles, sempre com a tela separando os dois. Quando sentir que eles estão habituados um a presença do outro (se eles ficam mais próximos a tela sem problemas, se nao tentam brigar) pode tentar remover a proteção do meio e tentar juntá-los, mas cuide com as brigas, se ocorrerem coloque a tela novamente.

Eu sugiro que tente aproximá-los no cio da fêmea, nessa fase ela fica mais receptiva.


Fonte: http://hamster-ratinho.blogspot.com/
 
Related Posts with Thumbnails Mais fotos e informações=>

Sexagem, Cio e Reprodução dos Hamsters Anão Russo


Para quem quer criar hamsters, como eu, algumas informações sobre como saber o sexo dos hamsters.

Ao lado algumas fotos de hamsters macho e femea pra ajudar a identificar.




Segure o hamster de barriga pra cima, você verá dois orifícios.
No macho, um orifício é do pênis e o outro do ânus. A distância entre um e outro é de aproximadamente 1,5 a 2 cm.
Na fêmea, um orifício é da vagina e o outro do ânus. Mas na fêmea, a distância praticamente não existe. Fica bem pertinho um orifício do outro.


Reprodução:
A fêmea entra no Cio de 4 em 4 dias geralmente, e a gestação dura em torno de 18 até 21 dias..
Como saber se a fêmea tá no cio? Quando ela entra no cio ela fica mais receptiva ao macho, se você pegar ela na mão e coçar as costas dela, ela vai ficar parada, e empinar o rabinho.. 
O cio costuma durar entre 4 e 24 horas.

Fonte: http://hamster-ratinho.blogspot.com/
 
Related Posts with Thumbnails Mais fotos e informações=>

Hamster Anão Russo x outras espécies

Foto: http://hamster-ratinho.blogspot.com


A diferença entre os Hamsters Chineses e os Hamsters Anão Russo:

Aqui no Brasil é "tudo a mesma coisa".. Na verdade se você pedir um "Hamster Anão Russo" em um Pet Shop ou agropecuária é capaz de eles nem saberem do que se trata, e se pedir um "hamster chinês" eles te vendem este, igual aos meus, que são na verdade Hamsters Anão Russo. Confuso né? Vou explicar..

O Nome da Espécie é "Hamster Anão Russo".. Entre os Anões Russos ainda podem ter os Campbells (Hamster Anão Russo Campbell) e os White Winter (Hamster Anão Russo White Winter) Sendo que White Winter são os meus, e são os mais comuns no Brasil e eu diria que é RARO achar um Campbell aqui.

A diferença? "White Winter" significa "Branco Invernal", ou seja, eles ficam Branquinhos no inverno (ou ficavam, porque hoje em dia é muito raro achar um deles que realmente mude a coloração no inverno, o clima no Brasil é diferente, e eles tendem a perder essa característica).. e Campbells não tem essa caracteristica, além de que possuem apenas um tipo de coloração e os pêlos são diferentes.. (White Winter pode ter até tres colorações diferentes: Pérola(todo branco só uma listra preta nas costas), Safira(cinza azulado), e Wild(o mais comum, cinza escuro com três listras pretas bem definidas nas costas, uma em cima e duas nas laterais uma em cada lado)).

Diferentes Espécies de Hamsters


Um pouco sobre as espécies dos Hamsters...

As pessoas confundem, mas existem diferentes
espécies de hamsters:

Hamster Anão Russo White
Winter (Siberiano)
Hamster Anão Russo de Campbell (Djungarian)
Hamster Chinês
Hamster Roborovski
Hamster Sírio
O Hamster Anão Russo Siberiano é originário do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Ele também é conhecido por Hamster Anão Russo Winter White ou Branco Invernal, assim chamado por sua tendência de se tornar branco durante os dias curtos de inverno. No Brasil o Hamster Anão Russo Siberiano (Phodopus sungorus) é errôneamente chamado de Hamster Chinês (Cricetulus griseus).







O Hamster Anão Russo White Winter (siberiano) pode apresentar 3 colorações:
Wild (normal) , Safira ( cinza claro) e Pérola (branco com lista escura nas costas).
No Brasil os mais comuns são os anões russo white winter Wild, já no exterior o mais comum é encontrar white winter Pearl e saphire, e Campbells, que aqui no brasil são todos raros.

Fontes: http://hamsterheaven1.tripod.com/             http://hamster-ratinho.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails Mais fotos e informações=>

Hamster Sírio - Nasceram dia 19/11/2010


Related Posts with Thumbnails Mais fotos e informações=>

 
TOPO
©2007 Jeanne Rayche Por Templates e Acessorios